Glossário

Para facilitar a navegação escolha a letra inicial no menu abaixo:

A

Acesso dedicado
Conexão permanente através de linha telefônica especializada para transmissão de dados. Opera com modems digitais a velocidades superiores às de linhas telefônicas comuns.

Acesso discado
Acesso a Internet por linha telefônica.

Ambiente NT

Sistema operacional para redes da Microsoft, voltado a empresas (servidor de rede, impressoras, Internet, publicação Internet, Intranet etc.).

Ambiente Operacional

Sistema gerenciador de diversas funções do PC, mas que necessita do sistema operacional para funcionar.

Ambiente Linux

Sistema operacional para redes, com aplicações empresariais (servidor de rede, impressoras, servidor de arquivos, banco de dados e serviços de Internet).

Analista de Sistemas

Profissional que tem como função coordenar o desenvolvimento, atualização e manutenção dos sistemas de informação. É o contato entre as organizações e o sistema de computadores, sendo o responsável pela política de aquisições, desenvolvimento e manutenção das instituições. Deve possuir nível superior com alguma especialização em informática.

Anexo

Ato ou efeito de anexar o acessório ao principal, sendo um parte integrante do outro.

Applet

Um pequeno aplicativo, geralmente implementado nas linguagens Java ou Javascript. Eles podem como finalidade gerar uma animação, realizar sofisticadas consultas a um banco de dados, etc

Aplicativo

Programa de computador que tem por finalidade facilitar a realização de um trabalho específico. Ex.: Word, Excel, etc.

Archie

Um programa que permite ao usuário procurar por outro programa em sites de FTP anônimo. Programas do tipo Archie existem para praticamente todo tipo de sistema operacional.

ASCII

American Standard Code for Information Interchange. Esta é a padronização tradicional usada para codificar caracteres em inglês, incluindo números,pontuação dentre outros símbolos. A grande maioria dos computadores suportam os 128 caracteres do código ASCII

ASP

Active Server Pages. Linguagem de script desenvolvida pela Microsoft, para desenvolvimento de conteúdo Web, que permite consulta a bancos de dados bastante flexível que dentre outras qualidades.

subir


B

Backbone
Espinha dorsal. A estrutura de comunicação entre filiais que uma empresa de Internet tem.

Backup

Cópia de segurança, geralmente mantida em disquete, fitas magnéticas ou CD-R, que permitem resgatar informações no caso de falha do disco rígido.

Banco de Dados

Conjunto de informações relacionadas entre si, referentes ao mesmo assunto, organizadas prática e racionalmente, para que o usuário levante e recupere informações, tire conclusões e tome decisões.

Bandwidth

Largura de banda. Capacidade de um canal de envio de dados. Quanto maior a largura da banda maior a capacidade de envio de dados.

Banner

Imagem geralmente de forma retangular inserida numa página Web com uma mensagem que pode ter ou não caráter publicitário.

Barra de Menu

Geralmente é onde ficam os menus dos programas. Sua localização é logo abaixo do título dos programas.

Batch

Denominação dos arquivos de lote que podem, com um único comando, realizar uma seqüência de tarefas programadas anteriormente. É identificado pela extensão ".bat" no nome dos arquivos.

Baud

A quantidade de informações que são transferidas entre dois computadores interligados (por modem, por exemplo). Pode ser incorretamente chamado de "bits por segundo". O valor em CPS (caracteres por segundo) é obtido dividindo-se os BAUDS por 10.

BIOS

(Basic Input Output System) - Geralmente refere-se a Rom BIOS. É a memória básica da máquina. Contém instruções primárias do gerenciamento de dispositivos básicos de entrada e saída do computador. É na BIOS, por exemplo, que fica a informação que o computador tem um disco rígido (winchester).

Bit

É a menor unidade de armazenamento de dados.

Bookmark

Recurso dos programas de navegação que permite o armazenamento de seus endereços preferidos na Internet.

BPS

Bits por segundo. Um padrão de medida para velocidades de transmissão digitais. Um modem de 56K irá transmitir 56.000 bits em um segundo.

Broadband

Banda larga. Permite a transmissão integrada e simultânea de vários tipos de sinais ao mesmo tempo, tais como, voz, dados, imagens, etc...

Browser

Programa utilizado para navegar na Internet (Internet Explorer ou Netscape, por exemplo).

Byte

Uma série de 8 bits, que representa um único caracter ou símbolo. Linguagens que possuem um grande número de caracteres como o Japonês, necessitam de dois bytes para representar todos os caracteres.

subir


C

CGI

Common Gateway Interface. São scripts que são utilizados no servidor a fim de aumentar a dinâmica do site. Podem ser desenvolvidos em várias linguagens como Perl, C, PHP, Python, etc.

Cgi-bin

Diretório disponibilizado no serviço de hospedagem para armazenar informações.

CHAT

Sala de conversa entre várias pessoas na Internet.

Chip

Também conhecido como Circuito Integrado ou CI. Trata-se de uma pastilha (chip) de silício com circuitos miniaturizados.

Click Through

Percentual de cliques que um banner ou outro elemento publicitário produziu. É calculado dividindo-se o número de cliques pelo número de exibição do banner ou outro elemento publicitário.

Clock

Designa a freqüência em que o processador funciona. É medido em MHZ (megahertz) ou em milhões de ciclos por segundo. Aparece no PC, normalmente, com os números 25, 33, 50, 66, 90, 100, 120, 133 e assim por diante. Quanto maior o número, maior a rapidez da máquina.

Contrato

Conjunto das Condições Contratuais e das Solicitações de Serviços correspondentes a essas condições.

Controlador IDE

Placa que controla os drives do seu computador. Como drive de disquetes, winchesters, mouse, portas seriais, etc.

Cookies

Arquivos, normalmente ocultos, que armazenam informações sobre o usuário e seu computador. Os cookies permitem distinguir um computador de outro, identificar um usuário e analisar seus hábitos.

CPM (custo por mil)

Custo por mil impressões de um banner ou outro elemento publicitário cobrado por um site da Internet.

CPU (Central Processing Unit)

Unidade Central de Processamento. É a parte do computador que efetua o processamento. Ou um conjunto de chips que executam as instruções dos programas e dos circuitos conectados ao computador. É usada também para designar o gabinete, onde fica o computador.

Cracker

Indivíduo que faz todo o possível para entrar num sistema informático alheio, quebrando sistemas de segurança, para assim poder causar danos.

Criptografia

Método que visa alterar o conteúdo de alguma menssagem ou documento temporariamente a fim de que ela seja transmitida sob total sigilo até seu receptor.

subir


D

Desktop

Área de trabalho ou a tela do computador, onde se coloca as ferramentas que mais se usam. O recurso está presente nos sistemas operacionais System 7 (Macintosh) e Windows a partir do 95 (PC).

Disco de Boot

Um disquete com os arquivos necessários para fazer o computador "dar a partida". É usado ao surgir algum problema no PC, ou com as configurações especiais. Por exemplo, para rodar certos jogos ou programas.

Diretório

Catálogo de endereços na web organizados em categorias.

Domínio

Endereço alfanumérico de um computador ou Web Site, necessário para fazer a comunicação com a Internet.

Dotwap

Ferramenta para criação de web sites para WAP.

Download

Transferência de arquivo. Fazer um download significa copiar determinado programa. subir

subir


E

EBCDIC (Extended Binary Coded Decimal Interchange Code)

Código binário estendido para conversão de codificações decimais. É normalmente a tabela utilizada em computadores de grande porte (Mainframes).

Editor de Texto

É um software para criação de textos que substituiu as antigas máquinas de escrever (apesar de ainda serem teimosamente usadas). Os melhores possuem recursos como: verificação ortográfica, possibilidade de criação e inclusão de gráficos e integração com outros programas, inclusive banco de dados

E-Mail

É o correio eletrônico da Internet. Através dele é possível enviar e receber mensagens do mundo todo sem a burocracia ou custos adicionais. O processo é simples e funciona exatamente como um endereçamento postal comum. Você só precisa ter modem e uma conta num provedor de acesso.

Entrelaçado e Não-entrelaçado

Diz respeito ao modo que os pontos luminosos do monitor piscam. No modo entrelaçado eles piscam "um de cada vez", o que pode acarretar canseira nos olhos, em alguns casos. Já o monitor não-entrelaçado, pisca todos os pontos de uma só vez, evitando este problema.

Estabilizador de Tensão

Aparelho que evita que picos ou quedas de tensão prejudiquem o equipamento. É indispensável no Brasil, já que nossa rede elétrica costuma apresentar grande variação de tensão (voltagem).

subir


F

FAQ (Frequently Asked Questions)

São documentos de texto contendo as perguntas mais frequentes sobre um determinado produto ou serviço. São ótima fontes de informação.

Firewall

Sistema de segurança que bloqueia acessos indevidos à rede de uma empresa e limita o acesso de empregados. Não permite acesso a dados ou redes confidenciais.

FrontPage

Ferramenta da Microsoft para construção de páginas Web.

FTP (File Transfer Protocol)

Protocolo padrão de transferência de arquivos entre computadores. Usado para receber e transmitir arquivos via Internet.

subir


G

Gateway

Sistema que permite intercâmbio de serviços entre redes com tecnologias iguais ou distintas.

Gateway de e-mail

Servidor de e-mail que armazena mensagens temporariamente, até que seja feita uma conexão para o servidor de e-mail do destinatário.

GIF (Graphics Interchange Format)

Formato de arquivo utilizado para a compactação de imagens.

Gigabyte (Gb)

Unidade de armazenamento em informática. Corresponde a 1.024 Megabytes.

subir


H

Hacker

Pessoa que apresenta soluções para problemas técnicos relativos à Internet. Pirata virtual que utiliza seus conhecimentos para invadir sistemas, redes etc..

Hardware

Parte física do computador. A máquina propriamente dita.

HD

Abreviatura de hard disk, ou seja, disco rígido. Uma ou mais lâminas inflexíveis revestidas com um material que permite a gravação magnética de dados digitais.

Home Page

Página inicial de um website.

Hospedagem

Aluguel de espaço em servidor Web para que o conteúdo de um website fique disponível na Internet.

Hosting

Serviço que visa o armazenamento de seu site em um servidor de terceiros mediante pagamento de uma taxa. Isto é exatamente o que a ExtremeHost oferece a você.

HTML (Hyper Text Markup Language)

Linguagem de diagramação interpretada pelos browsers na Internet.

HTTP (Hyper Text Transfer Protocol)

Conjunto de regras que permite a transferência de informações na Web e que os autores de páginas de hipertextos incluam comandos que possibilitem a utilização de recursos e outros documentos disponíveis em sistemas remotos, de forma transparente para os usuários.

HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure)

Protocolo de transferência de hipertextos com segurança.

subir


I

Internet

Rede mundial de computadores interligados através de protocolo TCP/IP.

IP

Protocolo de conexão utilizado na Internet.

IRQ (Interrupt ReQuest)

Interrupt ReQuest. É o "canal" que seu computador usa para se comunicar com um periférico conectado à ele. Como modems, placas de som, scanners.

ISDN (Integrate Services Digital Network)

Sistema telefônico digital que, através de equipamentos especiais, permite enviar e receber dados e voz simultaneamente por uma linha telefônica.

RDSI (Rede Digital de Serviços Integrados)

Integra serviços de diversas naturezas como voz, dados, imagens etc. e deve substituir gradualmente a infra-estrutura física atual de comunicações, na qual cada serviço tende a trafegar por segmentos independentes.

ISP (Internet Service Provider)

Provedor de acesso à Internet.

subir


J

Java

Linguagem de programação desenvolvida pela empresa Sun Microsystems, baseada na ling. C/C++ visando o desenvolvimento de Applets para sites na Web. Esses applets são multiplataformas, ou seja, eles podem rodar em máquinas do tipo Macintosh, UNIX ou Windows.

JavaScript

Linguagem de Script bastante simples usada na criação de efeitos nas páginas web.

JPEG (Joint photographic expert group)

Formato de arquivo utilizado para a compactação de extensos arquivos de imagens coloridas.

Jumper

Pino que fecha ou abre circuitos em placas. Serve, por exemplo, para informar ao PC se um disco rígido é o principal (com sistema operacional) ou apenas para guardar dados (escravo).

subir


K

Kbps

Velocidade de transmissão de dados.

Kilobyte (Kb)

Unidade de armazenamento em informática. Corresponde a 1.024 Bytes.

Know-how

Conhecimento técnico e específico sobre determinado assunto.

subir


L

LAN (Local Área Network)

Rede formada por computadores localizados no mesmo espaço físico (sala ou prédio).

Link

Palavras, expressões ou imagens que servem de ligação direta para outra página ou parte da própria página de Internet.

Linux

Uma versão gratuita do sistema operacional UNIX, bastante estável e confiável.

List serves

Servidores de lista de discussão.

Lista e discussão

São e-mails que são trocados dentre um grupo de usuários, serviço bastante utilizado para divulgar informações técnicas sobre produtos e serviços.

Login

Este é o processo pelo qual você ganha acesso ao servidor ou pode se referir ao dado a sua conta no servidor.

LP de dados

Linha privada de dados.

subir


M

Mailing lists

Listas de e-mails.

Mainframe

Estrutura principal. São os computadores grande porte, com grande capacidade de processamento.

Meio físico

Conexão feita entre o cliente e a ExtremeHost.

Memória Cache

É uma pequena quantidade de uma memória muito rápida, que trabalha em dupla com o processador central. É ponto diferencial para determinar a velocidade do processador.

MIDI (Music Instrument Digital Interface)

Conjunto de padrões para comunicação entre computadores e instrumentos musicais eletrônicos.

Modem

Aparelho que conecta o micro à linha telefônica.

MP3

Abreviação de Layer-3 MPeg. Forma de compressão de arquivos sonoros. MS-DOS - Microsoft Disk Operating System. Como outros sistemas operacionais ele supervisiona operações como o I/O (input/output=entrada/saída) de disco, o suporte ao vídeo, controle do teclado e diversas funções internas relacionadas com a execução de programas e a manutenção de arquivos.

subir


N

Network

Rede de computadores ligados entre si para trocar informações.

Newsgroup

Serviço semelhante a uma lista de discussão, porém você não recebe as menssagens direto em sua conta de e-mail, para participar você deve escolher um servidor de notícias (pagas ou públicas) e com um software como o Netscape ou o Outlook, configurar os grupos de discussão que você deseja participar

No-Break

Uma espécie de "bateria". Permite que o computador funcione após uma queda de energia.

Notebook

Um mini computador. Pode até mesmo ter drive de CD-ROM, caixas de som, entre outros.

subir


O

OLE (Object Linking and Embedding)

Vinculação de objetos. É um recurso do Windows, que permite que informações possam ser passadas de um programa para outro, "carregando-se" objetos de um documento e fazendo com que tal informação permaneça vinculada ao programa da qual veio.

Operador

É o responsável por manter o funcionamento do sistema de computação. É ele que executa os programas, controla impressoras e unidades de disco e monitora o sistema.

OS/2

Um sistema operacional multiusuário e multitarefa da IBM. Executa aplicativos OS/2, DOS e Windows, proporcionando tanto uma interface gráfica, conhecida como Workplace Shell, quanto uma linha de comando semelhante à do DOS.

subir


P

Pacote

Os dados são transportados através da Internet por envio de pacotes. Um arquivo pode ser dividido em inúmeros pacotes antes de ser enviado pela rede.

Pageview

Página solicitada através de um clique ou um comando. Para o mercado publicitário um pageview é a unidade de mensuração de uma página visitada.

PGP (Prtty Good Privacy)

Um padrão de criptografia desenvolvido para garantir sigilo total na transação de um texto na Internet, ou mem qualquer outra rede. Utiliza o algoritmo RSA. O governo americano impõe sérias barreiras quanto a exportação deste software.

Pixel

Picture element. A tela de um computador é formada por milhares de pequenos pontos de luz e cada um desses pontos é um píxel.

Plug-in

Software acessório para programas de navegação.

POP (Post Office Protocol)

Esse protocolo é o responsável por você conseguir baixar seus e-mails do servidor para seu computador pessoal. Programas como o Netscape e Eudora utilizam o protocolo POP3 para se comunicar com uma grande variedade de servidores de correio.

Pop-up

Abertura de menus através de comando, tecla ou clique.

Proxy

Em uma empresa que usa a Internet, o proxy é um servidor que atua como um intermediário entre a estação de trabalho e a Internet. Dessa forma a empresa garante segurança, controle administrativo e serviço de cache. O servidor proxy funciona como um gateway com segurança classe firewall entre uma rede local e a Internet.

subir


R

RAM (Random Access Memory)

Memória de acesso aleatório, ou seja, quando um programa é executado, ele escolhe o endereço de memória em que será carregado de forma aleatória.

RealAudio

Uma aplicação geralmenteutilizada como um Plug-in para realizar a transferência de audio pela rede.

Reset

Reinicializar. Um botão ou tecla do computador que reinicializa a máquina. Usado, geralmente, quando algum programa ou jogo trava o micro, e não é possível fechá-lo. Neste caso, todas as operações são detidas e todos os dados da memória são perdidos.

ROM (Ready Only Memory)

Memória apenas para leitura. É gravada pelo fabricante do micro.

Roteamento

Caminho que dados e voz devem percorrer para estarem disponíveis na Internet.

subir


S

Search Engine

Motor de pesquisa. Sistema de Busca. Sistema de procura de páginas na web através de palavras-chave ou categorias.

Servidor Web

Computador que hospeda um website.

Shareware

Um tipo de programa desenvolvido por uma companhia ou indivíduo que é distribuído pela Internet.

Shockwave

Um plug-in escrito pela Macromedia que permite que efeitos multimedia sejam exibidos na janela de seu navegador.

Site

É um conjunto de páginas composto de uma página principal denominada home page e outras.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)

Protocolo de transferência de e-mails do usuário até o servidor.

Spam

Publicação de um mesmo artigo em vários grupos de discussão e que resulta num desperdício de espaço em disco e largura de banda nos meios de transmissão.
subir


T

TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).

Conjunto de protocolos da Internet que definem como se processam as comunicações entre vários computadores.

Telnet

Programa utilizado para se conectar a um computador remoto emulando um terminal para que você possa trabalhar como se fosse uma máquina local.

subir


U

Unix

Sistema operacional rápido, estável e um pouco complicado para iniciantes. Há vários tipos diferentes de Unix. Alguns dos principais são: SunOS, Solaris, IRIX, AIX, HP-UX, OSF, SCO, NeXTSTEP e Linux.

Upload

Carregar. Enviar arquivos ao servidor.

URL

Abreviação para Uniform Resource Locator. Endereços de web (ex: http://www.extremehost.com.br).

Username

Nome utilizado pelo usuário para ser identificado na Internet.

subir


V

Vesa

Padrão de vídeo utilizado em jogos e em alguns programas de DOS. Permite ver imagens em resolução Super VGA.

VGA (Video Graphics Array)

O monitor padrão para os microcomputadores.

Vírus

É um programa de computador que pode ser inofensivo ou destrutível. Pode alojar-se na memória do micro, no Winchester ou em disquetes, e agir instantaneamente ou na data em que for programado. Geralmente é criado por pessoas que não têm coisa mais importante para fazer ou que se acham os "feras" na informática. Na verdade, um vírus de computador é uma das coisas mais simples de se fazer com uma linguagem de programação (o difícil é fazer algo realmente útil). Para combatê-los existem os programas denominados "Anti-virus", que detectam e na maioria das vezes recuperam o arquivo infectado. Deve-se também tomar certos cuidados:
1º Se você receber algum disquete de uma fonte não muito confiável, coloque-o na unidade de disco e em seguida utilize um anti-virus. Só o fato de colocar o disquete não contaminará o seu sistema, pois não há leitura, mas se aquela luz do drive do disquete acender antes de você utilizar o anti-vírus, foi porque você mandou lê-lo, e aí, comece a rezar.
2º Quando você fizer um download de um arquivo da Intenet, descompacte-o e, sem executar nenhum arquivo que você descompactou, utilize o anti-virus. Você deve descompactar antes de utilizar o anti-vírus, pois o mesmo pode não detectar vírus em arquivo compactado. Mas lembre-se, descompactar é uma coisa e executar um arquivo é outra!

subir


W

WAN (Wide Area Network)

Uma rede de computadores que atinge uma grande área.

WAP (Wireless Application Protocol)

Acesso sem fio à Internet, através de celular. Internet móvel.

WEB (World Wide Web)

O mais popular serviço da Internet, é através dele que podemos criar páginas e colocá-las na Internet para que outras pessoas possam visualizá-las.

WML (Wireless Markup Language)

Linguagem de programação semelhante à HTML lida por um micro-navegador instalado num dispositivo WAP.

subir


X

XML (Extensible Markup Language)

Evolução da linguagem HTML que transmite informação sem formatação fixa, porém lida apenas pelos mais modernos browsers.

subir


Z

Zip

Tipo de arquivo comprimido pelo software compactador ZIP.

subir

 

 

Servidores - hospedagem - Revenda
Streaming - Linux - Cpanel - SoftAculous
CloudLinux - MySQL -  Host